Tomorrowland (Português)

Primary tabs

Page was last changed Feb 10th, 2014 @ 14:45:51

Tomorrowland (Terra do Amanhã em inglês) é um festival de música eletrônica e um dos maiores festivais da Europa. Sua atmosfera carnavalesca e psicodélica única é complementada por sua programação de música Dance eletrônica (conhecida nos Estados Unidos como EDM) que traz também outros sub-gêneros semelhantes, como o Trance, o House a música Rave.

Em 2014 foi anunciado que o festival duraria dois finais-de-semana (ao invés de apenas um, como de costume)

Ambiente:

Conhecido por sua energia intensa e pelas suas decorações fantasmagóricas, Tomorrowland tem um tom surreal que destaca seu visual de seus competidores no campo da música Dance. Nos anos desde que o festival começou (em 2004), ele se tornou um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo.

Todo ano, os organizadores do festival investem bastante esforço e mão-de-obra na decoração do local onde ele acontece, o que contribui imensamente para que a experiência seja completa. Em 2011, por exemplo, Tomorrowland adotou o tema 'Alice no País das Maravilhas' para o seu palco principal, que incluiu carvalhos gigantes, cogumelos, lasers saindo dos olhos dos personagens e quedas d'água de verdade.

Devido a todo o tempo dedicado à decoração do festival, pede-se às pessoas que não toquem ou danifiquem a decoração, e qualquer um que seja flagrado desreipeitando essa regra é escoltado para fora.

Além de sua construção decorativa, Tomorrowland é também cercado por vários dos belos lagos, montanhas e campos da Bélgica.

Rumores

As datas de 2014 serão reveladas logo após o término do evento de 2013. Há rumores de que éstas seriam em finais-de-semana equivalentes aos do festival de 2013 (Julho).

No verão de 2013, uma página no Facebook chamada 'Tomorrowland 2014 Australia' sugeria que o festival estaria organizando uma turnê pela Austrália, contudo há muitas razões para se acreditar que tráta-se de uma farça e, apesar de ter rapidamente gerado vários milhares de 'curtidas', a página foi removida pelos seus donos em Agosto daquele ano.

Festa pré-evento: The Gathering

The Gathering (O Encontro, em inglês) é uma festa que acontece na noite anterior ao começo do festival Tomorrowland.

Palcos

Existem quase 20 palcos em Tomorrowland, cada um com sua própria personalidade e estilo de artistas. Alguns têm apresentações todos os dias, enquantos outros palcos e arenas estão presentes para dias específicos.

Cada palco é cuidadosamente decorado e a arte em sua decoração torna-se em si um evento tão importante quanto à própria música.

Em média, Tomorrowland tem em torno de 14 palcos, mas esse número pode aumentar ou diminuir com cada edição. A compra do guia da programação é altamente recomendada a quem vai.

Church Of Love (Igreja do Amor, em inglês):

O festival tem uma área que é especificamente voltada a amantes de longa data, casais recentes e novos amigos. Resenhas sugerem que uma vez que se encontram na proverbial barraca do amor, casais podem fazer uso de uma cama, preservatívos e lenços de papel. Eles são deixados à sós enquanto jovens e atraentes mulheres vestidas de freiras guardam a entrada da 'Igreja', dando aos amantes de dez a quinze minutos para terem relações sexuais.

Lagos

O local do festival Tomorrowland é repleto de lagos e árvores. Vários pedalinhos estão disponíveis para aluguel nos lagos. Muitos visitantes usam a chance de relaxar a beira dos lagos para escapar das multidões de 120.000-200.000 pessoas.

Arena

Os passeios nos brinquedos são supostamente gratuitos nessa área.

Ingressos

Ingressos para o Tomorrowland são enviados aos compradores com pulseiras computadorizadas especiais que os permitirão entrada ao festival e passagem pela segurança. Informações de seus passaporte são coletados durante a compra de seus ingressos, e os seguranças no portão verificam que cada pessoa é quem ela diz ser.

Essas pulseiras podem ser ser ativadas online antes de sua chegada ao local, embora uma vez que ativada, você não poderá vender seu ingresso a ninguém. Somente a pessoa para quem a pulseira foi ativada pode comparecer ao festival e passar pela segurança.

Os organizadores do Tomorrowland não tem uma reputação de serem caridosos em casos de problemas relacionados a ingressos e pulseiras.

Preços

Em 2014, um ingresso padrão 'full madness' para três dias custa €237,50. Acesso ao acampamento em Dreamville custa €52,50 a mais. Confira a sessão Acampamentos para mais detalhes.

Como comprar

Em 2013, ingressos para o Tomorrowland supostamente se esgotaram em um segundo. Para conseguir um ingresso, é preciso fazer a compra assim que eles estejam a venda, a menos que esteja disposto a comprar um ingresso de revenda, que é bem mais caro, ou das mãos de um cambista, o que não é seguro.

Em 2013, mais de dois milhões de pessoas tentaram comprar ingressos quando só havia 180.000 disponíveis. A demanda por ingressos é extremamente alta.

Revenda

Várias páginas na internet se especializaram em ajudar pessoas que tenham ingressos sobrando a vende-los online, num processo chamado 'revenda'. Infelizmente esses ingressos são normalmente vendidos a um preço elevado. De todo modo, se dinheiro não for um empecilho, ingressos podem ser encontrados nessas páginas até o dia do festival. Confira páginas como Viagogo, Stubhub e GetMein para ingressos de revenda.

Cambistas

Sabe-se que há cambistas vendendo ingressos do lado de fora do festival, no dia do evento. Várias estórias podem ser encontradas na internet sobre ingressos falsos e pulseiras pré-registradas sendo vendidos a pessoas que consequentemente não puderam entrar no evento.

Fraude

Em 2013, um website chamado 'Tomorrowland 2013' foi criado por uma companhia fraudulenta, com o objetivo de vender ingressos e produtos produtos com a marca Tomorrowland e ingressos, ambos falsificados. A popularidade do Tomorrowland está crescendo e como consequência, há sempre fraudadores tentando se aproveitar. Cerifique-se sempre de que o website em que você estiver considerando fazer a sua compra seja legítimo, antes de completar a transação.

Ingressos VIP

Os ingressos VIP para o Tomorrowland chamam-se 'Comfort Pass' (Passe de conforto, em inglês). Esse ingresso garante o acesso aos camarótes, o que lhe proporcionará uma vista melhor dos palcos. Esse vídeo é um bom exemplo da vista.

Pacotes:

Global Journey:

Tomorrowland oferece ao público uma variedade de pacotes de viagem, chamados Global Journey (Jornada Global, em inglês). Tratam-se de pacotes bem organizados que consistem de um ingresso para o festival e passagens de ida e volta, tanto de avião quanto de trem, e/ou estadía em um hotel. Alguns vôos seletos são classificados como 'party flights' (vôos de festa, em inglês) e oferecem música e entretenimento. No ano passado, 2 vôos tiveram apresentações dos DJs Dimitri Vegas e Yves V. Apesar de os pacotes Global Journey saírem mais caro do que comprar tudo individualmente, eles estão se tornando cada vez mais populares como uma forma garantida de entrar no Tomorrowland, uma vez que os ingressos normais estão esgotados.

Mais informações a respeita podem ser encontradas nesse artigo do nosso blog, AQUI. Há também um simulador de preços no site do Tomorrowland que ajuda a calcular quanto vai custar o seu ingresso Global Journey. Para visitá-lo, basta clicar AQUI.

Pacotes privados:

Uma variedade de operadores de viagem oferecem pacotes ao Tomorrowland. No Reino Unido, recomendamos Festicket.

Crianças

Esse é um evento para maiores de 18 anos. No entanto, para aqueles que completarem 18 anos após a data do festival mas ainda no mesmo ano, a entrada é permitida.

Acesso a deficientes físicos:

Portadores de deficiência física devem estar cientes das seguintes informações

  • Com o cartão de estacionamento azul, vagas especiais de estacionamento estarão disponíveis.
  • Há um elevador na entrada principal.
  • Cães-guia são permitidos.
  • Pisos de madeira por toda a área do festival facilitam o acesso a cadeirantes.
  • Há acampamentos e banheiros reservados a portadores de deficiência física.
  • Assistência está sempre disponível no evento.

Para mais informações sobre o acesso a deficientes físicos no festival, envie um e-mail a [email protected]

Clima

A temperatura mínima em Boom, em Julho, normalmente fica em torno de 13C. A alta costuma ser de 23C.

Viagem

Tomorrowland está localizado em uma recreacional chamada De Schorre, em Boom, uma cidade que fica entre Bruxelas e Antuérpia. Para chegar a Boom é preciso pegar um vôo para o aeroporto de Bruxelas, ou para o aeroporto de Charleroi, e de lá, usar o transporte público.

Visitantes podem também ir de trem, partindo da Antuérpia e de outras cidades da Bélgica.

Caso esteja chegando no aeroporto de Bruxelas na quinta-feira do festival, você pode pegar um trem até Mechelen, e de lá pegar o trem especial Dreamville até Boom, de onde ônibus estarão disponíveis gratuitamente. Se estiver chegando mais tarde, basta ir de trem até Puurs, partindo de Mechelen, e de lá pegar outro trem até Boom.

Se você estiver chegando no aeroporto de Charleroi na quinta-feira, pode pegar um trem até Mechelen e de de lá, o trem especial Dreamville até Boom. Caso o contrário, basta ir de trem de Mechelen até Puurs e de lá, pegar outro até Boom.

Ônibus

Companhias como a Euroline possuem uma ótima rede de ônibus, partindo da maioria dos países europeus.

No sábado e no domingo, não haverá transporte público entre a estação de Boom e Dreamville!

O que vestir

Cores vivas combinam com o ambiente do evento e são sempre bem-vindas no Tomorrowland. É sempre bom vestir roupas folgadas para ajudá-lo a se mover e dançar com mais facilidade. Vestir denim não é recomendado pois o material se torna bastante pesado uma vez que molhado de chuva ou suór, e pode causar irritação na pele em dias de muita humidade.

Qualquer pessoa vestindo roupas que 'expressem de forma explícita a ideologia de grupos e movimentos sociais ou políticos' terá sua entrada no evento negada a menos que o ítem em questão seja removido.

Um bom par de calçados é importante. Pode-se levar de 15 a 30 minutos, da área de acampamento do festival até a arena, dependendo de onde estiver a sua barraca. Dançar cansa os pés: se você gosta de dançar, vestir sapátos confortáveis é crucial.

O que trazer

O clima pode estar bem ensolarado no Tomorrowland. Se for acampar e for passar a maior parte do tempo em ambientes abertos, traga óculos de sol. Filtro solar também é essencial. Sempre tenha água consigo, a desidratação pode acontecer de repente, e te faz sentir cansado e irritável.

Festivais de música são locais notoriamente barulhentos, e só porque você quer dormir não significa que seus vizinhos também querem. Traga tampões de ouvido para garantir seu descanso antes de outro dia de diversão.

Estadía

Existem várias opções de estadía disponíveis no Tomorrowland.

Acampamento

A área de acampamento do Tomorrowland chama-se Dreamville. Existe um website inteiro a respeito, que pode ser visitado AQUI. Abaixo, listamos algumas de suas informações mais importantes:

  • Possui um supermercado, gerenciado pela companhia Tentenzo
  • Possui chuveiros e uma confortável área para churrascos
  • Infelizmente não há vágas para caravanas e Camper Vans
  • Possui uma área de acampamento geral, porém aqueles acampando em grupo serão enviados a áreas específicas. Pessoas com pulseiras Dreamville comuns podem visitar seus amigos na área de acampamento comum, mas eles não poderão entrar na área de acampamento em grupo.
  • Todo ano há uma 'festa de aquecimento' na quinta-feira a noite, com apresentações de 12 artístas de música eletrônica da Bélgica.
  • Pode-se levar sua própria comida e bebida para a área de acampamento, mas não para a arena. Vidro não será permitido.

    Existem 4 opções de acampamento no Tomorrowland e todas incluem acesso à festa de aquecimento The Gathering ('O Encontro' em inglês). Todas as opções possuem um custo extra (elas não estão incluídas no preço do ingresso).

    A primeira e mais barata opção disponível é o acampamento padrão, e para ter acesso a este, é preciso comprar um passe para cinco dias em Dreamville. Se escolher essa opção, você precisa trazer seu próprio material de acampamento.

    As três outras opções de acampamento são mais caras.

Acampamento de boutique

Fora o acampamento padrão de Dreamville, visitantes têm também 3 opções de acampamentos de boutique:

  • Easy Tent, passe de 5 dias: Esse opção lhe dará uma tenda por ingresso e cada tenda tem espaço para de 2 a 4 pessoas. A tenda será montada para você e passa a ser sua uma vez que o evento chega ao fim.
  • Relax Room, passe de 5 dias: Essa opção garante um quarto para 2 pessoas, por ingresso. Ela consiste de um quarto com tranca, luz elétrica, guarda-roupas e banheiro próprio.
  • Mansion, passe de 5 dias: Essa é a opção mais luxuósa e abriga até 12 pessoas. O passe Mansion dá acesso a uma parte mais isolada do Tomorrowland, a uma curta caminhada de distância do festival. Trata-se de uma luxuósa casa de campo com direito a sala de estar, sofás, mesa de jantar, geladeira cheia, máquina de espresso e terraço privado. Seu preço pode ser bem alto (em 2013, custou €21,000)

Caravanas e Camper Vans:

Não há área para caravanas e Camper Vans em Tomorrowland.

Outras formas de estadía

Além das opções de acampamento do próprio Tomorrowland, existem várias opções locais de estadía disponíveis aos visitantes.

Os seguintes hotéis foram recomendados e citados por sites e artigos semelhantes: Sir Plantin Hotel / Ibis Antwerpian Centrum.

Para mais dicas, visite o nosso artigo Onde ficar durante o Tomorrowland.

Chuveiros

Usar os chuveiros custa 2 fichas e as filas são longas. As horas mais vazias são pela manhã bem cedo, ou de tarde, em torno de 2 horas.

Informações sobre o local:

Horários de funcionamento da área do festival

A área do festival costuma estar aberta durante as seguintes horas:

  • Sexta-feira: 12:00 até 01:00
  • Sábado: 12:00 até 01:00
  • Domingo: 12:00 até 00:00

Entrada

  • Na sexta-feira e no sábado, a entrada é permitida até as 22:00
  • No domingo, a entrada é permitida até as 21:00
  • Ninguém terá sua entrada permitida depois destes horários.

Informações Gerais

  • Como já mencionamos antes, qualquer pessoa vestindo roupas que 'expressem de forma explícita a ideologia de grupos e movimentos sociais ou políticos' terá sua entrada no evento negada a menos que o ítem em questão seja removido.
  • Armários: Por apenas €6 pode-se adquirir uma chave que lhe dará acesso a um armário durante todo o festival. Um depósito de €5 também será pedido, porém devolvido uma vez que a chave for retornada.
  • Luzes piscantes: Muitos festivais possuem luzes piscantes, mas a intensidade das luzes nesse evento já se tornou motivo de piada nas resenhas a seu respeito, portanto, evite se for epilético.
  • Há chuveiros no local, mas é recomendado banhar-se durante a tarde ou, se precisar muito, a noite, pois pela manhã há longas filas.
  • A arena principal abre às 12:00 todos os dias, e fecha às 01:00 exceto no domingo, quando fecha à meia-noite.
  • Câmeras: O festival está aberto a todas as câmeras, pois todos adoram compartilhar vídeos no youtube e fotos tiradas no festival.

    Para informações sobre como chegar no festival, visite Como chegar ao Tomorrowland.

Estacionamento

O estacionamento fica a uma curta caminhada de distância do festival e estará aberto durante todo o festival, a partir das 10:00 da primeira quinta-feira do evento. O acesso é livre entre o estacionamento, a área do festival e Dreamville.

Comida e bebida

Tomorrowland recebeu aprovação universal em suas escolhas culinárias.

A comida varía, de cachorro-quente e pizza, até ostra e batatas-fritas Bélgas (frites), com uma grande lista de opções para vegetarianos e veganos. Aqueles que estiverem comendo e bebendo nas áreas VIP também terão direito a masságens gratuitas.

De acordo com seu fórum de discussão, o festival opéra em um sistema de fichas, em 2012 os preços eram, aparentemente, os seguintes:

  • 7 cupons por 10 euros
  • Cervejas e cidras custam 2 cupons cada
  • Água e refrigerantes custam 1.5 fichas.

    Pode-se adquirir uma 'sacola do goró' por €50, que vem com algumas cervejas, além de 35 fichas.

Álcool

Pode-se trazer sua própria comida e bebida para a área do acampamento, contudo garrafas de vidro não serão permitídas. Na área do festival, é proibido trazer sua própria comida e bebida.

Mesas (no bar)

Mínimo de 8 pessoas por mesa, máximo de 12.

  • Mesa por 1 dia €590-->€300 de bebidas grátis por pessoa (€4720 para 8 pessoas)
  • Mesa exclusíva + 2 dias adicionáis com o ingresso Comfort - €800--> €300 de bebidas grátis por pessoa (€6400 para 8 pessoas)
  • Mesa exclusíva para todos os 3 dias - €1370--> €600 de bebidas grátis por pessoa (€10,960 ao todo para 8 pessoas)

Outros preços de mesas:

Convidado extra para mesas de 1 dia: €590
Convidado extra para mesas de 1 dia + 2 dias adicionáis no Comfort VIP: €800 Convidado extra para mesas de 3 dias: €1370

Mesas inclúem o seguinte:

  • Acesso a todas as áreas Comfort.
  • Estacionamento Comfort.
  • Entrada Comfort.
  • Água servida a todo momento.
  • Uma grande seleção de bebidas alcóolicas e refrescos.
  • Deliciosos petíscos

    Serviços adicionais

  • Jantar feito pelo famoso chef Wout Bru (jantar completo + taça de vinho) - €27,50 por pessoa

  • Sobremesas do chef Roger Van Damme - €15 por pessoa
  • Estadía em hotel: sob demanda
  • Transporte (Limousines, ônibus, carros): Preço sob demanda

Gastando dinheiro

Além de gastos com a viagem e coisas do tipo, nossa pesquisa em fóruns de discussão mostra que é recomendado levar €150-€300 dependendo do tipo de experiência que você quer ter.

Nós do Wikifestivals recomendamos que não se guarde todo o seu dinheiro em um só lugar. Como mencionado na sessão sobre comidas e bebidas, o festival opéra em um sistema de fichas. Então, uma dica é comprar um certo número de fichas pela manhã, mas guardar uma pequena quantia de dinheiro para a compra de merchandise e outros produtos divertídos.

Existem vários caixas eletrônicos no local, o que torna desnecessário sacar todo o seu dinheiro de uma só vez.

Como se apresentar

Os organizadores do festival buscam os artistas por conta própria e não aceitam inscrições para se apresentar.
O festival também utiliza o mesmo time de dançarinos todo ano.

Como ser tornar voluntário

Até agora, nos parece que o festival faz tudo internamente, recrutando seus próprios empregados e voluntários de serviços terceirizados.

Drogas

O festival é conhecida pela sua cultura às drogas, portanto espere ser revistado na entrada, além de ocasionalmente ser parado e revistado uma vez que já dentro do festival também. Cães farejadores costumam estar presentes, contudo, fóruns de discussão sugerem que a rigidez da segurança varía a cada ano.

Além disso, durante sua entrada, a intensidade da revista vai depender do quão cheio os portões vão estar.

Segurança

Tanto a polícia quanto guardas de segurança operam no Tomorrowland a cada ano.

Canal no YouTube:

Tomorrowland TV te dá a chance de assistir a um pouco da loucura, filmada em HD. Você poderá conferir shows ao vivo, entrevistas e fofoca dos bastidores.

Esse canal transmitirá ao vivo por 6 horas durante os 3 dias do festival, e está disponível AQUI.

Aplicatívos para celular

Todo ano, o festival oferece a seus visitantes um aplicatívo, normalmente disponível tanto para telefones com Android, quanto para tefefones da Apple. Em 2012, o aplicatívo do festival trazia as seguintes funções:

  • Appmiral Connect: sistema que lhe ajuda a encontrar seus amigos. Você pode também, manualmente, pedir que atualizem suas localizações.
  • Feed de notícias: Notícias regularmente atualizadas.
  • Programação de artístas e atualizações na mesma.

Curiosidades

Tempo em que os ingressos se esgotaram:

  • Os ingressos para o Tomorrowland 2013 se esgotaram em 1 segundo.
  • Os ingressos para o Tomorrowland 2012 se esgotaram dentro de 1 hora.

    Tomorrowland começou como um festival relativamente pequeno na Bélgica, com capacidade para cerca de 10,000 pessoas.

    Com sua primeira edição em 2004, Tomorrowland surgiu como uma resposta européia ao cenário de parque de diversões do incrivelmente popular festival americano Electric Daisy Carnival.

    O festival cresceu bastante desde então, reunindo multidões do mundo todo a cada ano, e é agora considerado um dos maiores festivais da Europa.

    Tomorrowland é realizado pela empresa holandesa de eventos e entretenimento ID&T, a maior companhia voltada à música eletrônica da Holanda.

    Os fundadores da comapanhia que organizam o Tomorrowland são Irfan Van Ewijk, Duncan Stuttenheim e Theo Lelie.

    ID&T foi premiada como 'melhor promotores' e 'melhor evento dance' pela WMC múltiplas vezes, e continuam sendo uma das mais fortes empresas em promoção de eventos do mundo.

    O vídeo Tomorrowland After-Movie 2011 causou um boa impressão ao redor do mundo, pela qualidade do filme em sí, e por mostrar todos os aspéctos divertidos do festival. Sua página no YouTube registrou mais de 50 milhões de visitas.

    O festival recebeu vários prêmios, incluindo 'melhor festival europeu' e 'melhor festival de verão da Bélgica', além de ter sido indicado ao prêmio de 'melhor festival global' no IDMAs (International Dance Music Awards) desse ano.

    Em 2012, o festival recebeu 180,000 pessoas de 75 países diferentes, e a transmissão ao vivo teve 7,933,661 de visitantes.

    No European Festival Awards de 2012, o evento foi premiado como 'melhor festival de porte grande'

Programações passadas

2012: Skrillex, Avicii, Skazi, David Guetta, Nervo, Swedish House Mafia, Steve Aoki, Carl Cox, The Bloody Beetroots, Paul van Dyk, Martin Solveig, Chuckie (DJ), Fatboy Slim e Pendulum. A programação completa pode ser econtrada AQUI

2011: Afrojack, Above & Beyond, Carl Cox, De Jeugd van Tegenwoordig, Fedde le Grand, Ferry Corsten, Sander van Doorn, Swedish House Mafia, Cosmic Gate, Avicii, Faithless, Tiësto, Laidback Luke, David Guetta e 2 Many DJ's. Para a lista completa com a programação de 2011, clique AQUI

2010: Swedish House Mafia

2009: Moby, Push, Natural Born Deejays

2008: David Guetta, Above & Beyond, Les Petits Pilous, Armin Van Burren, Marco Remus, Felix Da Housecat

2007: Paul Van Dyk, Roger Sanchez,

2006: Armin Van Buuren, David Guetta, Fred Baker, Zany, Ruthless, Marco Bailey.

2005: Push (MIKE), Armin Van Buuren, Cor Fijneman, Yves Deruyter, Technoboy, Coone

Detalhes de programações passadas podem ser encontrados AQUI.

Informações sobre o Tomorrowland podem ser difíceis de se encontrar. Mídias sociais e fóruns online como o WikiFestivals e o Fórum do Festival Tomorrowland podem ser locais úteis para se obter respostas.